Cadastre-se para receber nossos artigos e notícias

Quando clicar você concorda comos Termos
de Uso e Política de privacidade, tá?

Como receber precatório de falecido a 15 anos

Como receber precatório de falecido a 15 anos

Receber um precatório de falecido a 15 anos é um processo complicado, mas que não é impossível. É importante lembrar que o beneficiário deve estar em dia com todos os processos administrativos e documentações necessárias para que o recebimento do precatório seja possível.

O que é precatório

Como receber precatório de falecido a 15 anos

Um precatório é um documento emitido por um tribunal, por meio de um mandado judicial, que exige que a parte vencida pague uma determinada quantia ao credor. O credor é geralmente um indivíduo que alegou uma violação de direitos ou que obteve uma sentença favorável em um processo judicial.

Ele não é emitido em todos os casos. Ele só é emitido quando o devedor no caso o ente federativo ou autarquias e instituições relacionadas não tem como pagar o valor devido à vista, sendo assim é criado este documento de crédito ao credor.

Passos para requerer o precatório de falecido

Ao realizar herança e inventário de credores falecidos é necessário separar um dos herdeiros ou herdeiras para apresentar o espólio / inventário – para ser reconhecido como inventariante.

Seu nome é o que será citado no tribunal pelo juiz. Esse inventariante geralmente é escolhido porque é o filho mais velho ou sempre teve uma relação mais próxima com o falecido.

Uma vez considerados, ativos e passivos do falecido devem ser examinados. O advogado do credor falecido ajuda muito nessa hora, transmitindo as informações das dívidas do credor que lhe foram entregues. Depois disso, o inventariante deve iniciar o processo de inventário.

Depois de levantar todos os bens do credor falecido. O inventariante envia todos os documentos para um advogado que vai organizar formalmente os bens de inventário e herança em termos legais.

Habilitando o herdeiro a receber o precatório

Agora, com a emissão de um documento denominado Formal de Partilha, que o tribunal emite no âmbito do processo formal de sucessão – e que passa os bens deixados em vida pelo falecido aos seus herdeiros de forma organizada e com distribuição pactuada entre os herdeiros, o processo segue.

Com esse documento, o herdeiro efetivo torna-se o novo titular do precatório e pede ao juiz de instrução que autorize os herdeiros que receberão os valores do precatório. Os documentos necessários para esta etapa são:

Documentos pessoais dos herdeiros (RG e CPF ou CNH, comprovante de residência)

Certidão de óbito comprovando o falecimento

Certidão de casamento da viúva (se o credor ou credora for casado)

Procuração concedida ao advogado

Assim que o processo for ajuizado, é preciso esperar a decisão do tribunal sobre o pagamento do precatório. Após isso, será dada uma ordem de pagamento e, então, o processo entrará na fase de liberação.

É importante lembrar que o recebimento do precatório não é uma tarefa fácil e, por isso, é importante contar com o apoio de um advogado especializado. Com o auxílio de um profissional, todos os processos administrativos e judiciais necessários para o recebimento do precatório serão acompanhados de perto.

Posso vender o precatório de um falecido

Como receber precatório de falecido a 15 anos

Vender precatórios de parentes falecidos é uma das formas mais comuns de arrecadação de recursos. Esta é uma forma rápida e eficaz de obter fundos para o pagamento de dívidas, bem como para o financiamento de projetos e investimentos.

No entanto, antes de iniciar o processo de venda de precatórios de parentes falecidos, é importante realizar uma avaliação da situação financeira do falecido. É necessário verificar se a dívida realmente deve ser paga com o governo por exemplo.

Além disso, vale a pena verificar se o precatório está em condições de ser vendido. Existem empresas especializadas neste ramo que podem ajudar os herdeiros a entender melhor o processo de venda de precatórios de parentes falecidos.

Uma vez que a situação do falecido esteja esclarecida, os herdeiros podem iniciar o processo de venda do precatório. É importante saber que a venda de precatórios não é um processo complicado, mas é aconselhável que os herdeiros entrem em contato com o advogado para auxiliá-los nessa tarefa.

Fale com a Addebitare

Na Addebitare, vender precatórios de parentes falecidos é uma forma eficaz de acelerar o recebimento destes valores.

Estamos a sua disposição para explicar todo esse processo para que tudo seja feito de forma correta.

SOBRE O AUTOR

Somos uma empresa especializada em compra de precatórios e de ativos judiciais, sempre focados na melhor proposta para você, nós contamos com profissionais que possuem mais de uma década com ampla e reconhecida experiência em suas respectivas áreas.

 

SIGA NOS!
RECEBA NOSSAS MELHORES DICAS

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Categorias
ARTIGOS RELACIONADOS
Scroll to Top
Rolar para cima
Obrigado!

Os dados presentes neste documento ou coletados para as finalidades aqui previstas serão utilizados única e exclusivamente para cumprir com a finalidade a que se destinam e em respeito a toda a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive, mas não se limitando a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/2018).