Cadastre-se para receber nossos artigos e notícias

Quando clicar você concorda comos Termos
de Uso e Política de privacidade, tá?

Compensação de débito fiscal por precatório estadual

Compensação de débito fiscal por precatório estadual

A compensação de débito fiscal por precatório estadual é uma forma de quitação de dívidas fiscais que vem ganhando força nos últimos anos. O principal objetivo da compensação é permitir que empresas e empreendedores possam quitar os débitos com o governo estadual sem ter que arcar com os custos associados à execução judicial.

O que é o precatório estadual?

Compensação de débito fiscal por precatório estadual
Compensação de débito fiscal por precatório estadual

Os precatórios estaduais são emitidos em relação a dívidas reconhecidas judicialmente, que não foram pagas pela Fazenda Estadual. Por exemplo, quando uma pessoa obtém uma sentença judicial favorável na qual deve ser ressarcida pelo Estado por alguma dívida – como salários atrasados, reparações de danos, indenizações, custas processuais e honorários advocatícios – o Estado é obrigado a emitir um precatório para garantir o pagamento do valor devido.

A emissão dos precatórios estaduais é realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado, que é responsável por fiscalizar o cumprimento da sentença. Uma vez que o precatório é emitido, o Estado deve incluí-lo no orçamento do ano seguinte, de forma que possa pagar a dívida ao credor. Mas como sabemos essa regra não é seguida.

Apesar de serem pagamentos previamente autorizados pelo Governo, os precatórios estaduais têm prioridade sobre as demais despesas orçamentárias. Isso significa que, quando o orçamento do Estado estiver apertado, os precatórios devem ser pagos primeiro, para que os credores possam ter seus direitos assegurados. No entanto há muitas manobras e os precatórios sempre tem seu pagamento prorrogados ano após ano.

Programa de Recuperação Fiscal Estadual (REFIS)

A compensação por precatório estadual é possível por meio do Programa de Recuperação Fiscal Estadual (REFIS). O programa foi criado com o objetivo de facilitar a regularização de débitos tributários estaduais, através da concessão de condições especiais de parcelamento e de descontos nos juros e multas.

Mas essa é uma forma de pagamento permitida?

No contexto do REFIS, a compensação por precatório estadual é uma das formas de pagamento permitidas. Esta modalidade permite que o débito seja quitado com créditos provenientes de precatórios judiciais que a empresa detenha e que não tenham sido objeto de execução judicial.

Para que a compensação por precatório estadual seja possível, é necessário que a empresa realize a solicitação junto à Secretaria da Fazenda Estadual. A Secretaria poderá avaliar a proposta e se houver aprovação, a dívida será considerada quitada.

Regras para a utilização do precatório no pagamento

Compensação de débito fiscal por precatório estadual

Além disso, para que a compensação possa ser realizada, é necessário que o valor do precatório seja igual ou superior ao valor do débito fiscal. Caso a dívida seja superior, será necessário que sejam realizados outros pagamentos para cobrir o saldo devedor.

A compensação por precatório estadual é uma alternativa interessante para empresas e empreendedores que desejam quitar dívidas fiscais com o governo estadual. Porém, é importante que os interessados verifiquem se os requisitos e condições necessários para a realização da compensação estão sendo devidamente observados. Desta forma, será possível regularizar a situação fiscal da empresa de forma segura e eficaz.

Sabia que você pode vender seu título precatório?

Vender seu título precatório para a Addebitare é uma ótima opção para quem precisa de um dinheiro extra. Os títulos precatórios são documentos emitidos pelo Poder Judiciário, que garantem o pagamento de valores devidos a entidades públicas. A Addebitare é uma empresa especializada em compra de títulos precatórios, oferecendo um serviço de alto padrão para seus clientes.

Ao vender seu título precatório para a Addebitare, você pode receber o valor do seu título em até 5 dias úteis, evitando assim a demora e burocracia do Poder Judiciário. Além disso, você não precisa se preocupar com nenhuma taxa de juros, pois a Addebitare não cobra nenhum tipo de taxa sobre seus serviços.

Outra vantagem de vender seu título precatório para a Addebitare é a simplicidade do processo. A empresa cuida de todo o processo além dos documentos necessários para realizar a venda. Tudo isso é feito de forma segura e sem a necessidade de sair de casa.

Além disso, a Addebitare oferece um atendimento personalizado para cada cliente. Assim, você pode ter a certeza de que estará recebendo um serviço de qualidade e que seus direitos serão respeitados.

Vender seu precatório para a Addebitare é uma ótima opção para quem precisa de um dinheiro extra. Se você está pensando em vender seu título, não hesite em contar com a Addebitare.

SOBRE O AUTOR

Somos uma empresa especializada em compra de precatórios e de ativos judiciais, sempre focados na melhor proposta para você, nós contamos com profissionais que possuem mais de uma década com ampla e reconhecida experiência em suas respectivas áreas.

 

SIGA NOS!
RECEBA NOSSAS MELHORES DICAS

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Categorias
ARTIGOS RELACIONADOS
Scroll to Top
Rolar para cima
Obrigado!

Os dados presentes neste documento ou coletados para as finalidades aqui previstas serão utilizados única e exclusivamente para cumprir com a finalidade a que se destinam e em respeito a toda a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive, mas não se limitando a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/2018).