Fique tranquilo, também odiamos spam!

Pagamento de precatório: quando vou receber?

Quando ocorre a liberação do numerário, o Tribunal procede ao pagamento, primeiramente dos precatórios de créditos alimentares e depois os de créditos comuns

Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário.

A Requisição de Pagamento é encaminhado pelo Juiz da execução para o Presidente do Tribunal. 

Para receber seu precatório há uma sequência a ser seguida, veja abaixo:

  • Requisições recebidas no Tribunal até 1º de julho de um ano, são autuadas como Precatórios, atualizadas nesta data e incluídas na proposta orçamentária do ano seguinte.
  • Os precatórios autuados após esta data serão atualizados em 1º de julho do ano seguinte e inscritos na proposta orçamentária subsequente.
  • O prazo para depósito, junto ao Tribunal, dos valores dos precatórios inscritos na proposta de determinado ano é dia 31 de dezembro do ano para o qual foi orçado. Quando ocorre a liberação do numerário, o Tribunal procede ao pagamento, primeiramente dos precatórios de créditos alimentares e depois os de créditos comuns, conforme a ordem cronológica de apresentação.

Após esse processo é aberta uma conta de depósito judicial para cada precatório, na qual é creditado o valor correspondente a cada um, após o que é encaminhado ofício ao Juízo que expediu o precatório, disponibilizando-se a verba (transferência à vara de origem). 

Disponibilizada a verba, o Juiz da execução determinará a expedição do respectivo alvará de levantamento, permitindo o saque do valor pelos beneficiários. 

Após a transferência da verba, os autos do Precatório são arquivados no Tribunal.

Ainda é importante entender que há dois tipos de devedores o que pode afetar no prazo de pagamento de seu Precatório.

Regime Geral: Em todos os TRFs e poucos estados como Alagoas e Espírito Santo. O prazo de pagamento é até dezembro do ano de vencimento que consta na requisição.

Só que é necessária a expedição de um alvará de levantamento para o saque. Portanto, o prazo entre o depósito e o efetivo saque pode demorar até seis meses.

Regime Especial: Como não há uma data única, passam-se meses procurando todos os devedores dos Tribunais e mapeando o ano de vencimento do primeiro precatório da fila.

Ainda ficou com dúvida? A Addebitare está aqui para esclarece-las, entre em contato conosco.

SOBRE O AUTOR

Ferramenta do mundo virtual, o blog é um recurso simples de criar e eficaz para compartilhar as ações pedagógicas

SIGA NOS!
RECEBA NOSSAS MELHORES DICAS

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Categorias
ARTIGOS RELACIONADOS

Precatório alimentar: saiba o que é

Os precatórios podem ser comum e alimentar, cada um com características próprias e distintas. Os precatórios podem ter natureza alimentar, quando estão relacionados a decisões

Precatório federal x estadual

O novo queridinho dos noticiários os Precatórios estão gerando muitas dúvidas e curiosidades principalmente porque muita gente tem interesse de investir em ativos judiciais. Principalmente

O que é due diligence?

O que é due diligence? A expressão Due Diligence vem do inglês e significa diligência prévia, sendo um processo estruturado de estudo, auditoria, investigação de