Em quais casos pode acontecer o adiantamento de precatório

Precatórios são requisições de pagamento de dívidas judiciais que o governo precisa quitar. No entanto, muitas vezes esses pagamentos podem levar anos para serem realizados e, como forma de amenizar a espera dos credores, a legislação permite que seja feito o adiantamento de precatórios em determinadas situações. O adiantamento de precatórios, também conhecido como venda de precatórios, é um processo em que o credor, que tem direito ao pagamento do precatório e está disposto a abrir mão de parte do seu valor original, pode vender o seu crédito a terceiros.

Credores com mais de 60 anos O adiantamento de precatórios para credores com mais de 60 anos funciona da seguinte forma: os credores alimentares com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento dos precatórios. Eles podem receber rapidamente o valor de até três RPVs (Requisições de Pequeno Valor).

Portadores de doenças graves Credores portadores de doenças graves têm prioridade no recebimento de precatórios alimentares, que são créditos de natureza alimentar. O princípio da dignidade da pessoa humana é levado em consideração para garantir que esses credores não precisem aguardar por mais tempo para receber o crédito.

Processos com decisões definitivas e do INSS O adiantamento dos processos acima apenas é feito mediante acordos com o governo ou através de venda. A venda de precatórios é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Essa venda oferece ao detentor do precatório a possibilidade de receber o valor do crédito de forma antecipada, em troca de um desconto no valor total do crédito. Porém, é importante ressaltar que antes da venda é necessário verificar se existe uma regulamentação para garantir a transparência e a segurança da prática.

Mas, afinal, como funciona o processo de adiantamento de precatórios? Em geral, o credor que deseja vender seu precatório entra em contato com uma empresa especializada em adiantamento de precatórios, como por exemplo a Addebitare que faz um estudo do caso e avalia a possibilidade de compra do crédito.

Não se arrisque, fale com a Addebitare A negociação de precatórios entre pessoas físicas não é uma prática incomum, mas pouco recomendada. A venda de precatórios é uma alternativa para quem tem títulos pendentes e não quer esperar muito para receber os valores. No entanto, é importante ter cuidado ao vender um precatório. A Addebitare é uma empresa especializada em compra e venda de precatórios que pode ajudar a garantir que o processo seja seguro e justo. Ao falar com a Addebitare, você pode ter certeza de que está lidando com profissionais experientes e confiáveis.